segunda-feira, 20 de abril de 2009

Valorize o Presente...

Há uma estatística feita por psicólogos que nos dará boas pistas para melhorar nossa vida. Estudiosos procuraram saber como as pessoas aproveitavam o tempo. O resultado foi surpreendente: 70% das pessoas vivem do passado, 25% vivem do futuro e somente 5% vivem do presente. Disso resulta que a maioria de nós não dá valor ao presente, ora se fixando no passado, ora no futuro. Fácil explicar o motivo pelo qual somos tão infelizes. pois estamos vivendo num tempo que não existe. Passado e futuro são realidades imaginárias.
Com frequência, não percebemos que o passado é passado, ou seja, um tempo já findo e que não poderemos refazer o que foi feito. Essas pessoas vivem lamentando as oportunidades perdidas, os amores não correspondidos, os erros cometidos. Não conseguem viver o presente porque estão com a mente voltada num tempo que já não existe. Para elas, o passado não passou. Relembram as experiências infelizes a toda hora e sofrem, em vão, dezenas de vezes pelo que ocorreu. Não conseguimos mudar o passado. Se alguém bateu o carro, será possível voltar no tempo e evitar a colisão ? É evidente que não. O que ocorreu não pode ser mudado. Poderá ser remediado. No exemplo, a pessoa poderá mandar consertar o veículo. Portanto, precisamos fechar as gavetas do passado, pois sem isso jamais poderemos ter um dia feliz.
Se ontem tive uma discussão com um amigo, não posso ficar remoendo o ocorrido. A discussão já terminou, esse fato já é passado. è preciso virar a página, do contrário a discussão não saíra da nossa cabeça e reviveremos todos os sentimentos negativos que alimentaram a discórdia, sofrendo novamente. O passado pode nos ajudar a aprender com os erros cometidos, a fim de não reincidir no mesmo equívoco. Para libertar-se do passado, encontraremos no Evagelho um poderoso dissolvente chamado perdão; sem ele a consciência arde em chamas.
Outra situação que nos tira do presente é a ansiedade, a preocupação excessiva com o amanhã, não sem prejuízos para nós, pois a ansiedade trabalha contra a estabilidade do corpo e da emoção, Ora, o futuro ainda não chegou e quando chegar deixará de ser futuro para ser presente. É importante que tenhamos objetivos para o amanhã, mas não podemos nos preocupar com o que poderá, ou não, sobrevir a nós. A propósito, alguém consegue controlar o amanhã ? Temos alguma garantia do futuro ? Nenhuma. Então vamos depositar toda a nossa atenção no presente, pois cuidando do hoje iremos cicatrizar as feridas do passado e preparar o nosso porvir. Alerte o Dalai-Lama que há dois dias no ano em que nada pode ser feito : é o dia de ontem e o dia de amanhã. Portanto, como seu dia está começando, tome posse da sua vida e assuma o controle da sua existência. Deixe o passado passar, liberte-se da ânsia do amanhã e viva intensamente o dia que lhe cabe hoje agora. Há tanta vida lá fora, tantos caminhos novos aguardando a sua decisão de ser feliz, hoje...

livro: para o dia nascer feliz. dê; José Carlos De Lucca

Nenhum comentário:

Postar um comentário